8 de agosto de 2016

COMO ESCOLHER SEU CURSO SUPERIOR?

Oi gente, tudo bom?
Digitando esse título me senti uma pessoa tão culta (só que não haha). Me lembro quando estava no 9° ano, o que mais me perguntavam era "O que você vai cursar na faculdade?" "Qual curso vai escolher?", aquele blá blá blá de pré colegial, não que seja chato - sim, é muito chato -, mas essas perguntas me deixando tão preocupada. A maioria dos meus colegas sabiam o que iriam fazer ou pelo menos iram tentar, meu pensamento era NÃO SEI AINDA, ME DEIXA. Pra mim essa pressão toda era desnecessária ao meu nível intelectual - falei bonito, mas quase que não entendi hahaha - ou seja, eu me achava muito nova pra decidir o resto da minha vida.
Muitos não devem saber, mas eu faço terapia desde muito nova (e eu amo) e minha terapeuta sempre me aconselhou a não pirar com essa ideia de faculdade tão cedo, era pra eu curtir o colegial, estudar e quando estivesse preparada eu decidia.
 Eu nunca dei certo com exatas (problemas sérios envolvendo números), eu gostava de história, filosofia e sociologia, tinha uma matéria MARAVILHOSA, que eu sou apaixonada até hoje que é ARTE (não existe nada melhor), amava a matéria teórica dessa aula - e a propósito ainda amo, porque tenho ela na faculdade também. É claro que eu queria algo que a envolve-se, então eu conheci o curso de Design de Moda, porque até então não sabia que existia esse curso - pobre garotinha do interior, sabe de nada inocente hahah -, eu sempre gostei de moda, não é atoa que o blog surgiu, então BUUUUUUM, finalmente depois de tempos escolhi o que eu queria fazer.

fonte: Google

Hoje vim aqui dar dicas para vocês que estão sem direção alguma, e dizer ACALMEM-SE tudo tem sua hora e seu lugar, vai dar tudo certo hahaha.

♥ ENTENDA SUAS HABILIDADES: não é atoa que a gente tem um monte de hobbys e gostos por ai, você deve compreender as suas habilidades e encaixa-las nos cursos.

 ♥ FAÇA TESTE VOCACIONAL: eu fiz e recomendo, você ficará mais guiado e entenderá mais sobre sua personalidade, há vários sites que oferecem o teste de graça, encontre aquele mais confiável e descubra aquilo que pode dar certo com você.

fonte: Google

♥ ESCOLHA ALGO QUE TENHA HAVER COM VOCÊ: não adianta cursar medicina se você odeia biologia, procure algo que tenha haver com seus interesses, veja em quais matérias você tem mais intimidade e pense no que você se vê trabalhando pelo resto da vida, uma vez li que se a gente trabalha com o que amamos, nunca precisaremos trabalhar.

♥ ESQUEÇA O CAPITAL: não pense em dinheiro agora, muitas pessoas vão querer te desanimar na escolha do seu curso dizendo "você vai passar fome", " isso não da dinheiro", mas se você fizer algo que não goste, pode ter certeza que não fará com determinação e não ganhará um salário que compense, mas ao trabalhar com aquilo que gosta você pode ser o melhor profissional da área.

fonte: Google

♥ PESQUISE SOBRE OS CURSOS DE INTERESSE: nunca é demais usar a internet para nosso favor, lembro que quando comecei a procurar sobre meu curso descobri grade, áreas em que posso atuar, onde consigo trabalho, faculdade que oferecem tal curso e muito mais.

♥ CONVERSE COM PESSOAS FORMADAS NA ÁREA: nada melhor que descobrir o que o próprio profissional acha a da sua área, conversar com pessoas recém formadas é ótimo para entender como funciona a faculdade, ouvir experiências e afins. Falar com profissionais de anos é MARAVILHOSO para entender o ambiente de trabalho.

Gente espero ter ajudado ao menos um pouco, vocês já escolherem seu curso ou ainda estão em dúvida? Me conta, beijos !



2 comentários:

  1. Cynthia
    Esse é o grande desafio, o que estudar? O que ser quando crescer? hahah Você deu dicas bem valiosas e interessantes. Lindo blog e jpa seguindo.
    Beijos e uma excelente semana!
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sheyla, realmente sempre é um grande desafio, mas não podemos pirar hahaha, um beijo!

      Excluir

Copyright (C) BLOG CINDERELA NA REAL I TECNOLOGIA BLOGGER I DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.