16 de agosto de 2016

CRONOGRAMA CAPILAR - O QUE É, PORQUE FAZER E COMO MONTAR?

Oi gente, e ai tudo bem?
Tava com probleminhas no computador por isso o blog ficou sem postagem, mas lá vem ela de novo <3 CHEGUEEEEEI! 
Quem me conhece sabe que eu sou a louca pelo cabelo hahaha, já mudei várias vezes e adoro comprar produtinhos pra deixar ele lindo e mara(vilhoso). Depois que voltei aos cachos descobri muita coisa do universo dos cabelos, e uma delas é o cronograma capilar, eu não tinha a mínima ideia do que isso era, mas depois que descobri me apaixonei. AAAAAAAH, e se você que tem cabelo liso ou ondulado tava indo fechar a página porque eu falei dos cachos, pode parar ai, porque esse post é pra você também!
Se você está com o cabelo ressecado, quebradiço, precisando de cuidados, você precisa conhecer o cronograma capilar (e fazer o uso dele hahaha) e recuperar seu cabelo em alguns passos.


De cara quero deixar bem claro que aqueles cabelos maravilhosos que a gente vê por ai requer dedicação e cuidado, e não é um milagre da noite pro dia que as coisas acontecem (mas podia ser haha), então para ter fios bem cuidados e que merecem ser capa de revista tem que ter amor por eles ok?

♥ O QUE É?
O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com o seu cabelo, assim como a nossa pele, nossas unhas e até nós mesmos, os nossos fios precisam de repor água, nutriente e massa perdidos na nossa rotina diária. Secador, chapinha, exposição a produtos químicos, poluição, calor e entre uma infinidades de coisas que deixam nosso cabelo pedindo um help. É claro que com os cuidados certos você consegue recupera-lo e ainda deixa-lo mais bonito que antes.


♥ POSSO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR?
Qualquer tipo de cabelo pode, tanto cacheado, quanto liso ou crespo, pintado ou não. Se seu cabelo precisa de vivacidade é a solução. Claro que o que muda é a quantidade de hidratações, reconstruções e afins, pois cada cabelo tem sua necessidade.

♥ PORQUE DEVO FAZER?
É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, você consegue perceber na mudança dos fios depois que fizer, eles ficaram mais bonitos e com visual mais bem cuidado, não faz bem apenas pro cabelo mas para você também, dá um up na auto-estima e ajuda a melhorar a aparência do cabelo (é sensa)!

♥ POSSO FAZER SEMPRE?
Calma lá, é bom ressaltar que tudo em excesso faz mal, o cabelo precisa de uma quantidade certa de nutrientes e hidratantes, quando há demais o cabelo faz a mesma coisa de quando a de menos!


♥ COMO FAZER?
Primeiro você precisa entender que o cronograma é composto por 3 tratamentos: Hidratação, umectação/nutrição (vocês vão entender porque dois nomes) e reconstrução.

RECONSTRUÇÃO (1 ou 2 vezes no máximo): 
É o tratamento POWER do cronograma, recomendado para quem faz tintura ou descolore os fios, se seu cabelo está muito quebradiço, poroso, elástico você pode fazer a reconstrução 2 vezes mês, se seu cabelo não está tão detonado apenas 1 vez ao mês. É dispensável essa etapa para cabelos saudáveis.

ATIVOS RECONSTRUTIVOS:
Queratina, aminoácidos, creatina, cisteína.
Basta olhar a composição da máscara ou produto que irá comprar para encontrar tais ativos. Claro que sempre é válido fazer receitinhas caseiras (vai ter vídeo ein).



NUTRIÇÃO/UMECTAÇÃO (2 ou 4 vezes ao mês):
Novamente devemos ver a necessidade dos fios, se seu cabelo está com muitas pontas duplas, frizz e sem movimento pode fazer essa etapa 4 vezes ao mês, mas se seus fios estão mais cuidado é indicado apenas 2 vezes ao mês. Cabelos oleosos devem tomar cuidado com essa etapa.

ATIVOS UMECTANTES/NUTRITIVOS:
Óleos e manteigas em geral.
Dois nomes pois a umectação é feita a partir de ativos a base de manteiga e a nutrição a base de óleo.
Essa etapa é porreta pra fazer em casa, azeite extra virgem, óleo de coco, são acessíveis e baratos, todo mundo tem ou sabe onde acha fácil.

 

HIDRATAÇÃO (restante do cronograma): 
Acho que a hidratação é a parte que pode-se abusar com critérios claro, mas sempre é necessário hidratar o cabelo, e você pode fazer isso nos 3 minutinhos dentro do banho mesmo nos dias mais corridos, e naqueles dias de beleza procurar fazer uma hidratação mais profunda.

ATIVOS HIDRATANTES:
D.Panenol, extratos vegetais, vitaminas, glirecerina, bepantol, aloe vera, proteínas (de arroz, de seda) hidrolisadas (de milho e soja), mel e outros.
Nem preciso falar que esse aqui a gente encontra até dentro do guarda-roupa hahaha, todo mundo tem uma máscara preferida que hidrata o cabelo, agora pode abusar dos produtinhos que contém outro ativos ou fazer receitas em casa.


TABELA DO CRONOGRAMA: 
Basicamente é isso, para montar deve-se escolher três dias na semana, lembrando de dar um intervalo de mais ou menos 48 horas, separei na tabela Segunda ou terça, quarta ou quinta, sexta ou sábado. Depois dos dias escolhidos é hora de colocar as etapas, comece pela reconstrução, depois a nutrição e complete o resto da tabela com a hidratação. São 3 tratamentos por semana, e o cronograma dura 4 semanas. 

TABELA DE EXEMPLO!

Se vocês seguirem corretamente os dias e tratamentos verão o quanto os fios melhorarão e ficarão muito mais bonitos (valendo capa de revista). Você já fez o cronograma? Então me conta aqui em baixo o que achou, um beijo!

2 comentários:

  1. Sou uma negação quando se trata de organizar cronograma capilar, mas acho que vou seguir esse que postou! Muitos blogs não tem o cuidado de explicar quão importante é para o cabelo esse cronograma. Arrasou Cyn!

    bloggarotacereja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laís, faz e me conta ein, um beijo :*

      Excluir

Copyright (C) BLOG CINDERELA NA REAL I TECNOLOGIA BLOGGER I DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.